Clique no SITE de seu interesse:

SURDOS DE VITÓRIA - EM CONSTRUÇÃO

Neste momento de distanciamento social, necessário para a proteção das vidas em toda a sociedade, construímos este espaço para favorecer interação dos profissionais da educação, bem como das crianças e estudantes da modalidade Educação Especial e de suas famílias nas plataformas digitais.

Aqui, você encontrará informações e sugestões de materiais, como vídeos, filmes, livros, links e indicações de softwares e outros recursos tecnológicos.

Se você tem dúvidas sobre a Educação Especial, obtenha algumas informações nas perguntas e respostas a seguir:

1) O que é Educação Especial ?

  • A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa garantir a inclusão escolar, complementando e/ou suplementando o ensino comum, que é aquele a que todas as crianças e estudantes têm acesso juntamente com suas turmas.

2) Qual é o público da Educação Especial?

  • crianças e estudantes com deficiências (física, visual, auditiva, múltiplas) ou surdez;

  • crianças e estudantes com transtornos globais do desenvolvimento ou com transtorno do espectro autista;

  • crianças e estudantes com altas habilidades/superdotação.

3) Como se desenvolve o trabalho da Educação Especial?

  • A Educação Especial contribui nos processos de ensino e de aprendizagem, acrescentando possibilidades e recursos que levam em conta as diferenças individuais, buscando garantir a acessibilidade e favorecer a aprendizagem de cada criança e estudante sem, no entanto, substituir a sala de aula regular.

4) Como tem atuado a Educação Especial na organização e no apoio às atividades complementares durante a pandemia?

  • A Educação Especial continua articulada ao contexto geral da escola e da turma de matrícula da criança ou estudante da modalidade, buscando caminhos personalizados com metodologias e recursos que atendam as especificidades individuais.

DOCUMENTOS

MUNICIPAIS

Documento Ed. Esp. Vol 1.pdf

DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA - VOLUME 01

Documento Ed. Esp. Vol 2.pdf

DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA - VOLUME 02

Caderno Educação_Especial.pdf

CADERNO - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Querida família,

Os conteúdos deste caderno tem o objetivo de indicar recursos de tecnologia, softwares, vídeos, links, filmes que podem proporcionar aos alunos Público-alvo da Educação Especial das Unidades Municipais de Ensino, interação e estímulo à aprendizagem.

Confira algumas dicas que ajudam diferentes crianças e estudantes da Educação Especial na realização de atividades complementares em casa:

1. Conheça as atividades elaboradas para a turma de matrícula da criança ou do estudante e procure identificar aquelas possíveis de serem feitas, ainda que parcialmente.

Ler e interpretar textos e imagens são atividades importantes e vale fazer isso com apoio de algum familiar!

2. Valorize as áreas de interesse e o esforço da/o criança/estudante para realizar a atividade e compreenda as tentativas como parte do processo de aprendizagem e não como erros.

Aprender precisa e pode ser prazeroso!

3. Respeite o tempo e o ritmo da criança ou do/a estudante, preocupando-se mais com a qualidade da atividade do que com a quantidade. Cada ser humano é único e aprende de formas diferentes e em tempos diferentes.

4. Aproveite o momento das atividades para conversar: fazer perguntas, ouvir as respostas e os argumentos da criança e do/a estudante contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida e para a escola.

Conheça a revistinha da turma da Mônica

Dicas para Familiares de Pessoas com Sindrome de Down

Em tempos de Coronavírus.