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O projeto Educar para Vitória – Fortalecimento de Aprendizagens auxiliará estudantes com dificuldade de aprendizagem no Ensino Fundamental, garantindo a redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar.

Com avaliações diagnósticas, trilhas de replanejamento pedagógico para cada faixa etária e acompanhamento de assessorias da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), serão desenvolvidos planos de ação para assegurar aos estudantes a recuperação das habilidades essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto compreende assessoramento pedagógico junto às escolas, processo seletivo específico para profissionais atuarem no projeto, formação continuada e reforço escolar. Neste período pandêmico, fez-se necessário buscar ações para a garantia dos direitos às aprendizagens de todos os estudantes e jornada ampliada para o estudante com maiores dificuldades de aprendizado.

COMO FUNCIONARÁ

A partir das avaliações diagnósticas realizadas em 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), 26.408 estudantes serão contemplados. Eles integram as séries do 1° ao 9° ano e serão divididos em grupos, de acordo com os resultados alcançados nas avaliações.

Para os 15.131 estudantes dos anos iniciais (1° ao 5° ano), o fortalecimento das aprendizagens ocorrerá no turno escolar, dois dias por semana. Já para os 11.277 estudantes dos anos finais (6° ao 9° ano), haverá um dia dedicado ao reforço em horário escolar, além de atividades também no contraturno para aqueles que necessitarem de um reforço mais específico em Língua Portuguesa e Matemática.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

APRESENTAÇÃO

O Caderno "Trilhas de Aprendizagens" se constitui como mais um recurso didático pedagógico para a rede municipal de ensino e possui a finalidade de subsidiar o desenvolvimento do Projeto “Educar para Vitória: fortalecimento das aprendizagens”, na perspectiva de recuperar objetivos de aprendizagens que, ainda, não foram consolidados pelos/as estudantes, contemplando assim, o continuum curricular 2020/2021, que visa minimizar impactos causados pela pandemia Covid-19, bem como a suspensão das aulas presenciais nas Unidades de Ensino devido às medidas de distanciamento social.

Este importante recurso didático pedagógico contribuirá com a organização pedagógica do referido Projeto a ser desenvolvido no turno e contraturno do/a estudante nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, de modo a oportunizá-lo/a a ampliação de acesso ao conhecimento, por meio da realização de atividades que favoreçam o processo de fortalecimento e apoio às aprendizagens nas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP, cujo objeto constitui-se da concessão para utilização e reprodução dos cadernos "Trilhas de Aprendizagem: Ensino Fundamental”, para atendimento ao estudante do Ensino Fundamental da nossa rede municipal de ensino.

Com este Caderno, desejamos que cada estudante ao desenvolver as atividades deste recurso didático, possa ampliar e dar continuidade ao seu processo de produção do conhecimento, de modo a corrigir a defasagem de aprendizagem, por meio da mediação docente.

Juliana Rohsner Vianna Toniati

Secretária Municipal de Educação

ESTUDANTES

MAGISTÉRIO

PAES - PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ESPÍRITO SANTO

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, que tem por objetivo viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre a rede estadual e as redes municipais de ensino, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos, das unidades de ensino e das referidas redes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências de leitura, escrita e cálculo, adequados a cada idade e escolarização nas duas primeiras etapas de ensino da educação básica. 

1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 

2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

MATERIAL DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS INICIAIS

Com a finalidade de suprir a falta de recursos didáticos para o componente de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e qualificar os processos de ensino e aprendizagem, aproximando o ensino da língua estrangeira dos contextos dos/as estudantes, a Secretaria Municipal de Educação, apresenta o material didático _ English Generation Kids produzido por profissionais da rede de ensino de Vitória. O material é composto por volumes organizados em Unidades Didáticas nas quais são oportunizados diálogos sobre textos variados, análise de aspectos linguísticos, atividades lúdicas e recursos extras que dialogam com as áreas do conhecimento, alinhando-se à perspectiva discursiva de linguagem, conforme previsto nos documentos orientadores do currículo na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

MATERIAL DO/A ESTUDANTE

OUTROS DOCUMENTOS